Logotipo Facebook

A rede social com maior sucesso de sempre resolveu retocar o seu conjunto gráfico de ícones incluindo o “f” mais reconhecível do mundo. A marca Facebook e o seu logotipo é uma das imagens gráficas mais famosas do presente e a rede social conta com mais de 1 bilião de usuários e cresce cerca de 300 mil diariamente. Tal como constatamos com a Google há uma tendência para as grandes marcas do mundo da internet terem “receio” de modificar as suas imagens gráficas radicalmente talvez por considerarem que poderiam perder a personalidade que os “disparou” para o sucesso. O Facebook tal como a Google ou a Wikipedia fez apenas uma limpeza gráfica e pequeno retoque ao seu ícone “f” tornando-o mais bidimensional e simples. O Facebook segue assim outra tendência de design que já tínhamos falado acerca do Google Chrome, Windows e Microsoft que se viraram para uma linguagem assente em cores sólidas, superfícies planas e na negação de efeitos 3D mais complexos.

O logótipo original do Facebook apareceu contando apenas com a palavra “facebook” utilizando a tipografia Klavika de Eric Olson e um rectângulo azul que enquadra a palavra. Este azul tornou-se sinónimo da marca e um pouco como o vermelho da Coca-Cola é uma das cores corporativas mais reconhecíveis do panorama gráfico mundial.

Apesar de não considerarmos o trabalho gráfico inicial do Facebook uma obra-prima de design podemos dizer que serve bem o propósito, é bem legível e cresceu muito rapidamente acompanhando obviamente o sucesso da rede social de Mark Zuckerberg. Por outro lado este logo não é muito representativo como ícone pois não tem nenhuma simbologia claramente ligada a pessoas, redes sociais ou qualquer outra valência do Facebook.

Podem ver em baixo as mudanças dos ícones associados ao Facebook que neste caso tiveram modificações notórias e que como já tinhamos mencionado parecem ter como paradigma a tendência bidimensional da linguagem Metro da Microsoft.








Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.


site.pt

Artigos Relacionados



3 comentários em “Logotipo Facebook

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *