Novidades Logótipos: Meo

 

A nova campanha da Meo começou com uma estratégia baseada no mistério colocando mupis com símbolos estranhos que ninguém conseguia desvendar e que criaram um pouco de burburinho acerca do que viria por aí. A Meo aproveitou a apresentação de um novo serviço para mudar de imagem. Este serviço é inovador e mais abrangente do que os concorrentes, chama-se M4O e integra televisão, internet, telefone e telemóvel. Pelo que apuramos a campanha da Meo parte da premissa de que a vida na Terra teve início em Cabeço de Vide  (teoria avançada pela NASA) e nessa localidade alentejana foram “descobertos” uns símbolos estranhos, os mesmos dos mupis. Os Gato Fedorento fazem parte da campanha televisiva com o seu humor habitual em anúncios rodados em Cabeço de Vide.

Quanto ao logo que a Meo apresenta parece-nos aquém do que estaríamos à espera desta empresa que tem como concorrentes marcas como a Zon, Vodafone e Optimus Clix cujo design gráfico é de topo. As marcas que os mupis nos mostravam sem quaisquer legendas eram na verdade as letras que formam o novo logo da Meo, Temos um M e um E semelhantes apenas tendo como diferença uma rotação lógica de 90º e uma diferença de proporções e temos o O que é um círculo. Estes três elementos estão a ser denominados de Meoglifos ( óbvia conotação com hieróglifos) e têm um aspecto propositadamente “primitivo” que aliás está presente em toda a linha gráfica da marca que usa texturas de pedra na sua linha gráfica .

É estranho ver uma empresa que aposta em tecnologia de vanguarda a recorrer a um grafismo com imagética “primitiva”. O anterior logo da Meo era bastante simples, sem nenhuma distinção em particular contando apenas com uma tipografia e era um dos mais simples do grupo PT, o sapo tem uma mascote (que estranhamente é uma rã) e o tmn ter um pormenor diferenciador no T que age como símbolo em certos casos de aplicação. Este novo logo deixa de ser “neutro” para assumir um papel de marca original, inovadora e extrovertida. O estúdio que teve ao seu cargo o design deste novo logo é a MyBrand, uma agência com nomes sonantes como clientes e que tem bastante qualidade no seu portefólio.

O slogan da marca passou a ser “é outra vida”, ou seja, a pertinência deste grafismo primitivo pretende dizer que está a nascer um novo paradigma de inovação com a marca mas é paradoxal visto que o grafismo que apresentam está ligado a uma imagética caricata que num tom jocoso podiamos denominar de “flintsoniana”. Pensamos que o observador não conseguirá ultrapassar esta dissonãncia entre grafismo e intenção da marca. A publicidade fala de uma nova “molécula”, M4O que tem um aspecto científico e tem um aspecto mais adequado ao tipo de serviço facultado pela Meo.

Em conclusão pensamos que o novo logo é desadequado, com uma composição desiquilibrada pelos dois signos iguais (M e E) com o O á direita, tem originalidade porque foge ao design “normal”  deste tipo de marca mas essa originalidade dá-lhe um aspecto caricato que retira a imagem profissional que a Meo pretende ter como serviço apesar das suas campanhas publicitárias serem fruto dos Gato Fedorento e serem bastante inortodoxas. Pensamos que o logótipo da Meo necessitava uma modificação pela falta de personalidade que tinha mas esta solução apresenta uma personalidade errónea e confusa.





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Um comentário em “Novidades Logótipos: Meo

  1. acho pobre enquanto signo e quando vi o teaser até pensei tratar-se da zon. parece-me uma estratégia de comunicação muito fraca e à boleia da concorrencia… as piadas dos gato já se gastaram e foi preciso arranjar novo mote…

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