Novo logótipo Banco Montepio

Menos um pelicano e menos legibilidade!

A Associação Mutualista Montepio tem sido bastante falada nas últimas semanas devido à polémica com o seu presidente Tomás Correia acusado de falta de idoneidade. Coincidentemente a imagem gráfica do seu banco mudou há poucos dias.

Pelo que lemos a ideia do novo logótipo do Banco Montepio é criar uma separação entre a associação mutualista e o banco. A empresa que desenvolveu a nova imagem foi a Label.

O logótipo anterior estava bem desenhado e tinha uma personalidade interessante mostrando dois pelicanos bastante bem estilizados, mãe e filho, num momento de carinho.  A tradição diz-nos que o pelicano é um símbolo por excelência do altruísmo.

Retiramos o seguinte parágrafo do site oficial: “Mitologicamente, esta ave marinha sempre foi vista como o expoente máximo do altruísmo, retirando de si para dar aos filhotes. A posição cabisbaixa que os pelicanos assumem quando alimentam as suas crias dá a sensação que é do peito que estão a tirar o alimento, ao invés de ser da bolsa onde guardam o peixe, como hoje se sabe.”

O Pelicano foi sempre o ícone associado ao Grupo Montepio desde 1840 como podemos ver na imagem de baixo retirada do site oficial. Foi evoluindo e sendo simplificado ao longo das décadas e nos anos oitenta contava com uma solução interessante na qual o pelicano se transformava num subtil “M”.

O amarelo torrado surge em 2006 quando é introduzida a imagem dos dois pelicanos.

O novo ícone conta apenas com um pelicano de cabeça erguida inserido num quadrado sem a curvatura do logo anterior perdendo um pouco da personalidade. O tom de amarelo é bastante mais brilhante do que o anterior o que faz com que perca muito do contraste e por consequência da legibilidade do pelicano. Já tivemos a oportunidade de ver a nova imagem aplicada em impressão numa das agências do banco e o amarelo tem uma performance muito fraca em termos de legibilidade, parece-nos incompreensível a escolha de uma cor tão pouco contrastante com o branco! O tipo de letra é na nossa opinião a única coisa que melhora com a nova imagem. É um tipo de letra actual com pormenores subtis mas interessantes nomeadamente a forma do “a” e do “p”.

Concluindo, o agora designado Banco Montepio tem um logo que desiste da relação dos dois pelicanos, muda o seu amarelo para pior devido à falta de contraste com o branco e ganha um tipo de letra mais interessante. A opção da cor parece-nos ser um ponto muito negativo que vai prejudicar a comunicação da marca.





Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.


site.pt

Artigos Relacionados



Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *