Novo logótipo da Compal é frutológico.

compal

A conhecida marca portuguesa Compal pelo início da primavera apresentou a sua nova imagem. Segundo os responsáveis o novo logo procura transmitir de uma forma mais imediata a sua ligação à natureza e ao natural. O novo grafismo consiste na palavra Compal com um efeito arqueado e “enfeitada” com folhas, um coração e uma gota. O título aparece num vermelho forte com o maior protagonismo e deixa os restantes elementos para segundo plano, o ano da fundação da marca aparece em baixo numa estratégia de mostrar ao consumidor que a Compal tem muitas experiência e sabe o que faz.
compal-evolucao
O logótipo evoluiu bastante desde há 62 anos como podem ver na imagem em cima. Começou por ser uma palavra com a simulação muito crua de volume com umas folhas bidimensionais, depois evoluiu para a palavra dentro de uma oval com dois tons de laranja, nos anos 80 o design foi depurado e tornou-se totalmente bidimensional. Em 1994 apareceu uma oval mais dinâmica com uma lista azul diagonal por trás e voltou a referência da folha, estes elementos sobreviveram até ao logo actual apostando sempre na oval e nas folhas. A última versão de 2008 contava com um traço azul por baixo da palavra Compal que podemos ver como um sorriso. Vemos o logo actual como uma evolução pertinente tendo em conta o curso do design ao longo dos anos. A oval foi excluída embora a forma esteja subentendida na mancha actual, as folhas multiplicaram-se e as cores mantiveram-se. Como novos elementos temos o coração central que está acima da palavra Compal e a gota amarela igualmente em cima e a data da fundação tal como já referimos em cima. Parece-nos um trabalho competente embora tenhamos alguns pequenos aspectos a apontar, a recorrência a este tipo de design fragmentado com folhas é bastante comum, o tipo de letra parece-nos pouco sólido e rigoroso e achamos que a disposição das letras poderia estar mais equilibrada.

sumol-compal

Notamos a influência do logo do grupo Sumol+Compal no movimento, cores e orgânica do logo e é normal que assim seja visto que a Compal é um dos braços do grupo. Os responsáveis da marca falam em naturaliudade e pureza e num conceito original que denominam de frutologia.

compal-evolucao-embalagens

As novas embalagens também estão muito bem desenhadas e o logo ganha uma nova vida em conjunto com o novo design que tem pormenores bastante interessantes nomeadamente a nível de composição tipográfica.

Conclusão, parece-nos um bom  passo dado pela Compal que actualiza a sua imagem com vitalidade, representatividade e … frutologia.

 

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.


egoi

Artigos Relacionados

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *