Novo logótipo da ASP – Association of Surfing Professionals

ASP logotipo pt

A Association of Surfing Professionals (ASP) recentemente revelou que o próximo ano competitivo no mundo do surf terá uma parceria com o Youtube e Facebook e neste rumo apareceu um novo logótipo. A nova imagem vem substituir um logótipo que efectivamente tinha um aspecto datado e que podemos ver em baixo.

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Este logo contava com a sigla ASP que simulava uma onda com dois tons de azul e que era cortada pelo movimento com alguma dinâmica de um surfista. Na nossa opinião era bastante representativo da associação que gere os campeonatos do mundo de surf profissional nas vertentes shortboard e longboard. O logo tinha dois elementos fulcrais, o surfista e a onda, embora esta esteja subtilmente colocada no grafismo das letras ASP. Este logo não era nada de extraordinário e nem sequer o consideramos um bom logo mas o simbolismo era bem legível e adequava-se perfeitamente.

No novo design temos um grafismo completamente diferente, foi uma mudança que apostou na ruptura. Isto pode querer dizer que a ASP quer um novo rumo para si, talvez ser mais “brandable”.

Agora temos um logótipo com um grafismo marcadamente retro e incolor que muita gente já referiu como “hipster”. Neste novo desenho temos a forma circular como matriz principal onde vemos uma onda estilizada no centro, um sol colocado por cima da mesma e a sigla ASP por baixo. Numa faixa central temos a indicação da data de fundação da associação, 1976 e em torno destes elementos a extensão “The Association of Surfing Professionals”. Para finalizar esta composição existe uma série de “raios” que formam uma espécie de recorte ondulado muito comum na estética gráfica hipster. Aliás tudo neste logo pode ser encontrado nesse tipo de estética, desde a data, linhas simples e ausência de cor, texto com serifas “slab”, a forma circular e a configuração típica de carimbo. Houveram até comentários depreciativos onde referiram o portal “hipsterlogo.com” onde podemos construir um logo baseado neste tipo de estética retro.

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O logo foi desenhado pelo estúdio californiano  Libre e consideramos o logo bem construído, equilibrado e agradável em termos gráficos mas por outro lado não achamos que seja representativo da associação. O logo tem uma onda, tem o sol mas não tem o surfista que consideramos ser um elemento fulcral. Isto pode dever-se à polivalência desta associação que conta não só com o surf (shortboard) mas também com o longboard e tem várias divisões por faixas etárias e género dos atletas. Qualquer das formas seria facilmente contornável essa questão colocando uma figura humana em pé junto da onda ocultando a prancha na qual está a surfar.

Há outra falha que este logo tem que é a legibilidade em tamanhos pequenos onde se torna impossível ler a extensão do título e data, sabemos que o fulcral é o elemento da onda e a sigla ASP mas então talvez devesse haver uma versão diferente para tamanhos reduzidos que não tivesse os elementos ilegíveis.

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Este logo é um passo ousado por parte da ASP, tem um grafismo muito diferente daquilo que encontramos nas típicas marcas de surf que apostam na cor e nas manchas gráficas fortes e que se destacam nas pranchas e vestuário. Será que a ASP não quer entrar na onda ou está a encabeçar uma revolução não estética surfística? Só o teste do tempo poderá responder a isto.

* Actualização *

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Parece que a equipa de design da ASP “ouviu” o nosso conselho e resolveu fazer um ícone para as redes sociais só com o essencial do logo! Se forem à página de Facebook da ASP já podem encontrar lá este ícone da imagem de cima.

Em baixo podemos ver a versão que tinham colocado inicialmente comparada com a versão actual.

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