Novo logótipo da SIC

artigo-sic-novo-logo

A subtileza do “tudo na mesma”.

A SIC, Sociedade Independente de Comunicação, fez 26 anos muito recentemente e com esse aniversário houve uma mudança de imagem gráfica, ainda que subtil. O logo da SIC tem o aspecto gráfico quase inalterado desde 92, o ano de aparecimento da SIC, a nova versão mantém esse grafismo. O logótipo inicial foi criado pelo designer alemão sediado no Brasil, Hans Donner. Este designer é conhecido pelos seus trabalhos na rede Globo. É seu o design do logótipo da Globo de 1975 e que ainda hoje é utilizado com as devidas actualizações ao longo das décadas.

O logo inicial de Donner e o mais actual do mesmo designer.
O logo inicial de Donner e o mais actual do mesmo designer.

O logótipo da SIC desde 92 conta com as 3 letras SIC com uma ligação em arco que vai do S ao C. A cor do logo lembra o exuberante arco íris da Globo mas é mais contido, um gradiente que vai do azul ao amarelo, passando pelo roxo, vermelho e laranja. Nos anos 80 e 90 havia uma tendência para este tipo de cromatismo e as identidades gráficas de televisões muitas vezes recorriam a este excesso cromático devido ao paralelismo com a tecnologia dos ecrãs CRT que misturavam o verde, vermelho e azul.

artigo-sic-antigo

Há pouco a dizer sobre a evolução do logo nestes 26 anos, sendo que esta última é a mais visível. O tipo de letra é diferente, mais simples e legível, e o ângulo de perspectiva do arco torna-se menor. Dá para ver bem esse ajuste no vídeo em baixo. O trabalho foi desenvolvido internamente, pela equipa de design gráfico da SIC.

https://sicnoticias.sapo.pt/cultura/2018-10-06-Esta-e-a-nova-imagem-da-SIC

Pelo que percebemos a mudança foi bem recebida pelo público geral que normalmente é pouco atreito a grandes mudanças e que com certeza nem vai dar pela diferença nos seus ecrãs. Entre os profissionais de design a recepção do novo logo foi mais conturbada, este foi acusado de ter sido uma mudança sem coragem e que mantém uma imagem atávica que segue as tendências dos anos 90 em vez de se actualizar para o tipo de design actual que se baseia da bidimensionalidade e simplicidade.

A nossa opinião é que o logótipo está melhor que o seu antecessor, gostamos do ajuste na perspectiva tridimensional e simplificação das letras. Apesar disso consideramos que a evolução poderia ter sido mais ousada mesmo não sucumbindo aos “dogmas” das tendências actuais. Entendemos a pressão das tendências gráficas do momento e lidamos com elas todos os dias no nosso trabalho. No entanto não concordamos que essas tendências devam ser seguidas “cegamente” porque há o risco da uniformidade do panorama gráfico e isso retira impacto às marcas.

Conclusão, entende-se a vontade de evoluir e de se actualizar da SIC mas de uma forma subtil que não ousa perder o fio condutor da sua história. Há uma clara continuidade com o passado e uma recusa da ruptura gráfica. “Nihil novi sub sole”.

Ficamos a aguardar o próximo passo nesta história visual da SIC.





Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.


site.pt

Artigos Relacionados



Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *