Novo logótipo do Sapo

“O SAPO surgiu em 1995, na Universidade de Aveiro, como um motor de busca. Desde aí, evoluiu para um portal e um fornecedor de serviços e tecnologia digital, líder em Portugal.”

Esta é uma citação do maior portal português que faz 19 anos e com essa data surge um novo design gráfico. Como uma verdadeira empresa tecnológica o logo inicial era uma verdadeira desgraça, a cara de um “sapo” que sorria para o observador com um grafismo muito “cartoon” e que consistia numa oval verde com duas ovais amarelas mais pequenas que definiam os olhos e uma boca com um sorriso estranho onde podíamos ver a língua vermelha.

brand

Esta cara acompanhou os portugueses desde 1995 e apesar da qualidade não ser a melhor era um logótipo que funcionava bem, com um reconhecimento imediato e boa aceitação pelos clientes (isto apesar de ser uma rã e não um sapo). Nestas duas décadas houveram modificações no logo inicial mas focavam-se mais na tipografia mantendo o ícone da cara pouco alterado. Quando a empresa começou a crescer e a investir em campanhas publicitárias mais complexas apareceu uma mascote que à semelhança do logo é uma rã e não um sapo. Esta escolha muito possivelmente deve-se ao aspecto dos sapos ser mais desagradável comparando com as rãs.

Podem ver a diferença entre sapo e rã AQUI (já agora o Cocas, o sapo (Kermit, the frog) também é uma rã!)

sapo hor

O novo logo aparece-nos com um grafismo renovado e completamente diferente e com um aspecto mais profissional, um sapo construído a partir de uma espécie de geometria origami que se enquadra bem numa empresa de tecnologia. Nota-se que existiu um pensamento cuidado, um processo aprofundado e um desejo criativo por trás da nova marca. Pelo que percebemos este trabalho foi feito pela equipa de design interna do SAPO e há claramente uma vontade de viragem e de procura de uma qualidade gráfica que represente a qualidade os serviços da empresa.  Existe uma versão horizontal e uma versão vertical, existem também variações em que é colocado um subtítulo de modo a indicar o país ao qual se refere o logo. (podem ver o manual de normas AQUI.

 

sapo-int

 

Este novo logo forma a volumetria lateral de um sapo através de uma inteligente composição com triângulos que é completada por um olho desconcertante que nos parece perseguir. Este olho na nossa opinião é o ponto fraco do design, é um elemento que parece manter um pouco de “cartoon” na essência do design e pensamos que cria contraste demais com o verde, se fosse amarelo como no sapo anterior talvez fosse melhor solução.

A forma complexa deste logo vai apoiar a sua geometria à proporção de ouro tal como podemos ver no esquema em baixo.

 

sapo ouro

As soluções gráficas que acompanham o novo logo na nossa opinião não acompanham a qualidade do mesmo, são bastante básicas e num “estilo”muito utilizado actualmente no panorama do design global. O padrão chave é o que mostramos em baixo.

sapo-t

No que diz respeito à tipografia utilizada no título SAPO, chama-se Proxima Nova e é uma fonte bastante sóbria, muito bem desenhada que é uma espécie de intermédio entre  fonts como a Akzidenz Grotesk e a Futura

 

No geral consideramos este trabalho um óptimo exemplo de qualidade e um bom modelo de procedimentos para outras marcas que estejam a pensar de alterar as suas identidades gráficas.

 

 

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Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

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