Nova Imagem | logótipo da Fidelidade

A Fidelidade renovou a sua imagem, a empresa representa agora a fusão de 2 marcas que por sua vez já eram a fusão de outras 2: a Fidelidade + Mundial e Império + Bonança.

O design esteve ao cargo da grande empresa especialista na criação e gestão de marcas, Ivity Brand Corp. e pelo que nos dizem houve uma exaustiva investigação da história das quatro marcas que resultou na escolha da Fidelidade para representar a fusão. A Fidelidade segundo a Ivity tinha o património histórico mais significativo e é a marca mais capaz de transmitir o que esta fusão pretende.

 

O novo logótipo aposta numa solução que usa apenas a palavra Fidelidade com a cabeça de um cão integrada no no título, mais concretamente no primeiro D. Esta solução parece-nos um pouco pobre visto que tem falta de legibilidade em tamanhos pequenos. Para além disto, o grafismo utilizado remete-nos para um cão de guarda com um aspecto agressivo com ângulos vincados que nos faz pensar num cão de raça potencialmente perigosa como um pitt bull ou um dogue argentino.

Consideramos o cão uma escolha óbvia e pertinente para construir a nova marca mas pensamos que o grafismo do cão teria que ser muito diferente, “um cão leal” como diz o presidente da Ivity no vídeo. O cão adequado seria um cão amigável, um cão fiel, ” o melhor amigo do homem” como era utilizado no logo original da Fidelidade.

A Ivity tinha uma boa referência no referido património histórico da marca, concretamente na sua imagem de 1835 onde vemos um cão em posição de descanso com um aspecto sereno que se adequa à marca. Não estamos a defender o aspecto gráfico mas sim a “postura” e natureza do cão.

A cor vermelha foi a escolhida segundo a Ivity porque era a cor predominante nas marcas integrantes da nova Fidelidade mas além do vermelho estar apenas presente na parte Império-Bonança esta cor acrescenta agressividade ao logo e parece-nos despropositada. O sentimento de segurança está intrinsecamente ligado a cores frias e “calmantes”, (isto é o que a psicologia da cor nos diz) e por isso mesmo seriam mais adequadas do nosso ponto de vista. Há uma clara vontade de se demarcarem da palete de cores “comum” neste ramo mas o resultado é a imediata ligação ao ramo da saúde veterinária, aliás a primeira vez que olhei este logo num mupi pensei de imediato que era uma campanha ligada ao abandono de animais nas férias.

Concluindo, este trabalho parece-nos mais um falhanço da Ivity que já tinha sido bastante criticada aquando da elaboração da marca Sonae e que continua a sê-lo com a Fidelidade. Não encontramos nenhum aspecto positivo nesta renovação de imagem e há uma total falta de bom senso na aplicação da “cabeça do cão” quer no website onde aparece por todo lado quer em pormenores completamente caricatos como podemos ver em cima onde o pormenor aparece exaustivamente. A Ivity é uma grande empresa com vastos recursos e capacidade para fazer bons trabalhos, tem bons exemplos disso no seu portefólio. Ficamos à espera do próximo trabalho mediático.





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