14 Junho, 2022
O novo logótipo da Fórmula 1 apareceu recentemente e de imediato gerou duas reacções antagónicas. O público em geral, na sua maioria detestou e pede para voltarem ao logo anterior, a maioria da “comunidade” dos designers gráficos adorou e acham-no muito mais flexível para desenvolver uma boa identidade corporativa! Alguns pilotos como Lewis Hamilton e Sebastian Vettel apareceram a dizer que preferiam o logo anterior por ser mais icónico.
Este novo logo foi desenhado pela Wieden+Kennedy e este está integrado numa estratégia de comunicação global da marca. Pelo que apuramos esta visão global de comunicação é uma estreia neste contexto. Anteriormente existia uma identidade corporativa mas sem um plano de aplicação com directrizes concretas.
Antes da decisão final que tornou oficial o logo em cima houve um trio de logos finalistas que podem ver em baixo. O que reuniu mais simpatia entre os designers gráficos foi o do meio. Por cá, dentro destas três propostas pensamos que subsistiu a melhor opção, a primeira.
A polémica que se instalou entre os fãs de Fórmula 1 talvez se deva à grande qualidade do logótipo desenhado em 1987 pela Carter Wong Design. Este tinha bastante representatividade apostando na simplicidade gráfica e num jogo inteligente de espaço negativo que encaixava o “F” no “1” de uma forma muito bem conseguida. O conjunto era completado por um rasto vermelho que indicava velocidade. A tipografia que acompanhava o logo estava muito bem integrada utilizando o ângulo do símbolo “F1”. Esta solução permitia manter a ilusão de velocidade dada pela inclinação da tipografia e pelo rasto vermelho.
O novo logótipo é demasiado abstracto para ser reconhecido enquanto “F1”. A leitura dos caracteres não é imediata e pode ser facilmente confundida com “FI”. Pensamos que os autores deste design quiseram demarcar-se demasiado da imagem antiga. Essa demarcação originou um choque entre o público fã da Fórmula 1. Talvez tivesse sido sensata uma opção que misturasse a ideia do logo antigo com um layout mais alongado como o novo. Poderiam ter modernizado o logo anterior mantendo a sua personalidade visto que não há nenhuma razão aparente para apostar numa ruptura tão vincada.
Apesar de haver uma boa aceitação pelos designers gráficos há bastantes versões “melhoradas” por estes, podem ver em baixo 3 dessas versões. Nitidamente não há um consenso quanto à melhor configuração do símbolo “F1” e há no geral uma tentativa de clarificar o “1”. Na nossa opinião a harmonia entre símbolo e tipografia é muito má visto que junta um logo “itálico” com bastante “velocidade” a um tipo de letra estacionário. A solução do logo anterior cuja inclinação do título estava em sintonia com o símbolo perde-se e cria-se uma contradição que opõe movimento e imobilidade.
A nossa versão do logótipo actual mais perceptível seria esta e passaria também por tornar evidente o “1”:
Entre os designers gráficos falou-se também bastante nas parecenças com logótipos como o do jogo Wipeout (embora não consigamos perceber onde!) e respectiva tipografia e mais flagrantemente com a marca Futuro da 3M.
Concluindo, apesar deste logótipo ter sido bem recebido pelo mundo restrito do design gráfico este começa muito mal no que diz respeito aos fãs da Fórmula 1 e é até ameaçado de ser processado pela 3M.
Na nossa opinião o símbolo tem qualidade mas fica a perder quando comparado com o anterior que comunicava muito mais com os abservadores.
Para completar este artigo fizemos uma pesquisa pelos logótipos de modalidades dentro da FIA que podem ver em baixo. Como podemos analisar a FIA tanto tem logos bastante bem conseguidos e outros menos bem. Há uma falta de coerência entre todos que poderia fazer sentido.
Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...
Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.