Novo logótipo Porto Editora

.

.

Porto_Editora-logo-3BC68BA35C-seeklogo.com

.

.

untitled

.

.

A Porto Editora renovou o seu logótipo, a sua imagem encontrava-se  com um aspecto deveras datado e foi uma decisão acertada  actualizar o mesmo . O logo antigo era uma imagem forte em que dois livros sobrepostos numa perspectiva cavaleira formavam subtilmente um P e um E, esta ideia parece-nos que nunca chegou a ter reconhecimento perante o público geral, no entanto o logo estava bem conseguido e consolidado no mercado embora como já dissemos tivesse já um aspecto atávico.

No nosso estúdio este novo logótipo causou algumas divergências entre os designers sendo as opiniões favoráveis numa facção e obviamente  desfavoráveis na outra. Pela primeira vez vamos fazer uma crítica sem unanimidade e da qual sou porta-voz da parte que acha este logótipo um passo em falso.

Vou passar a apresentar as minhas razões que me levam a fazer esta consideração: o logótipo tendo uma herança tão sólida deveria ter um impacto muito superior e na minha opinião deveria ter mantido a herança da identidade do anterior ou pelo menos apresentar um grafismo que causasse um grande impacto positivo de modo a “eclipsar” o antigo . Todavia a  maior razão que me leva à rejeição deste logótipo é identificar uma grave falha numa  ideia que aparentemente era boa mas que não tinha pernas para andar. Digo isto porque  a ideia de transformar umas aspas num P e num E estilizado parece-me muito válida mas quando vemos o resultado final percebemos que não é possível uma vez que as aspas são sempre a duplicação de uma figura. Neste logo a primeira aspa tem a perna mais vertical de modo a podermos vislumbrar um P e a segunda  tem a perna mais na diagonal para de igual modo podermos aperceber um E, esta diferença entre os dois signos torna o logo incoerente e bizarro pois nenhum tipo de letra tem umas aspas diferentes entre si. A ideia como disse poderia parecer luminosa à primeira vista mas deveria ter sido abandonada quando verificadas estas incongruências. Há ideias que não devem nascer apesar de à partida parecerem muito válidas .

As frases que se seguem são da autoria da outra facção que considera este um logotipo com bastante qualidade e apenas com um ponto negativo a acrescentar ao que foi falado.

Bom de facto tudo o que foi dito acima é válido. E até achei interessante perceber o ponto de vista da incoerência que este logotipo representa, tal como foi acima mencionado. Na verdade as aspas  são sempre iguais. Bem, exceptuando aquelas que escrevemos à mão, nessa altura poderão ser bem diferentes consoante os casos. Do meu ponto de vista hà incoerências graves que devem ser evitadas aquando a criação de algo. Neste caso em específico penso que a incoerência só veio a trazer mais valor ao logotipo, pois é-lhe atribuído um certo humor em seu significado e protagonismo.

Em relação ao ponto negativo que já ficava esquecido, talvez metesse as palavras “Porto Editora” num cinza um pouco mais claro.

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

3 comentários em “Novo logótipo Porto Editora

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *