14 Junho, 2022
A Somersby apareceu com um novo logótipo e à primeira vista não é melhor que o anterior, muito pelo contrário!
O logo anterior, de 2008, data do aparecimento da marca, era uma árvore habilmente ilustrada com um nível de pormenor alto onde podíamos perceber a frondosa folhagem da macieira. Os mais atentos conseguiam até reparar nas maçãs colocadas entre as folhas. A árvore verde, tinha o sol em amarelo escuro por trás o que dava um excelente contraste.
A ilustração do logo contava ainda com uma escada a entrar pela copa da árvore e uma linha base que equilibrava a composição e fazia a transição para o título Somersby imediatamente por baixo.
O novo logo é uma árvore cuja copa é um conjunto de espirais de vários tons verdes que faz lembrar uma cabeleira rebelde, a macieira fez uma permanente! Este novo logo corta completamente a linha clássica do anterior e aparece com um grafismo “groovy” que faz lembrar o estilo Flower Power dos anos 60. A estrutura com a árvore, sol, base e título mantêm-se, mas a personalidade é muito diferente. Na garrafa, o contraste do amarelo do sol também se torna muito ténue devido à maior luminosidade do mesmo.
Percebemos a intenção da marca, que faz com esta mudança um esforço para se tornar mais irreverente a nível de design gráfico à semelhança da sua linha publicitária. O problema é que o novo logo não tem a imagem de qualidade que tinha anteriormente. Outra razão para esta mudança pode prender-se com o facto da marca comercializar não apenas sidra de maça mas também de outros frutos, ou seja, o logo deixa de ser uma macieira.
Pelo que vimos no site da marca, cada tipo de bebida vai ter a sua própria versão do logo e esse conjunto acaba por dar alguma força à ideia do logo oficial. Cada sabor tem uma árvore com referências ao fruto que lhe dá origem.
O design gráfico da garrafa também mudou e segue a coerência do novo logo transformando-se num design mais “pop” e menos sofisticado.
Conclusão, a intenção da Somersby parece-nos bem direccionada mas o resultado não tem a qualidade que a marca merece, é perfeitamente possível atingir irreverência com qualidade.
Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...
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