Novo logótipo da Via Verde

via-verde

A Via verde apareceu recentemente com um novo logo nas nossas televisões. Esta nova imagem acompanha a estratégia de mudança da marca que pretende deixar de estar condicionada ao carro para andar com o utente. A assinatura da marca é bem directa, “Anda Consigo”. Além desta novidade a Via Verde pretende permitir uma lista de pagamentos que vão facilitar a vida aos condutores, a inspecção do carro, os parques de estacionamento de superfície, os táxis, car sharing entre outros. Em vez do aparelho a Via Verde vai estar no nosso smartphone acessível numa aplicação.

vverde

No que diz respeito ao design gráfico, podemos dizer que o logótipo antigo da marca era bastante bem conseguido, um V inclinado dentro de um quadrado verde com cantos arredondados que pela sua simplicidade tinha bastante impacto e era muito facilmente reconhecível. Era um grafismo bidimensional com apenas uma cor forte e que fazia lembrar um sinal de trânsito de bifurcação, este logo poderia estar perfeitamente incluído na linguagem Metro da Microsoft, que actualmente reina maior parte das tendências de design gráfico.

 

A nova solução é de novo um V mas desta vez com mais complexidade, dividido em duas partes, inclusivamente com efeitos de gradiente que afastam esta solução do logo anterior. A intenção pelo que percebemos pelo anúncio de TV é que o V seja compreendido como um colibri que simboliza a mobilidade, o novo espírito da empresa.

As cores continuam dentro dos mesmos tons verdes o que poderá fazer com que o novo símbolo parece uma planta e seja conotado com ecologia. Como é óbvio o verde é uma cor de uso obrigatório neste caso mas a imagética ecológica está muito longe de poder ser conotada com uma marca que opera dentro do carro da mobilidade automóvel.

Em termos de tipografia, aparece-nos um tipo de letra bem legível com alguns pormenores interessantes como os cantos arredondados de alguns caracteres que dão um ar de actualidade a esta escolha. A tipografia do logo anterior era o maior “defeito” deste visto que as letras eram bastante toscas e a repetição do V inclinado tornava as palavras um pouco estranhas.

Globalmente parece-nos ser um bom passo em frente a nível de grafismo que representa bem a nova etapa da vida da Via Verde.

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.


egoi

Artigos Relacionados

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *