Novo Logótipo Wikipédia

 

 

Agora foi a vez da Wikipédia mudar o aspecto do seu logótipo embora de uma forma muito humilde à imagem do que sucedeu com a Google. Como podemos ver na imagem em cima houve de facto um melhoramento no aspecto do logo mas não foi de todo significativo. Houve um bom trabalho de "profissionalização" do logo, ou seja, o designer encarregue da tarefa pegou na imagem anterior e deu-lhe um aspecto mais profissional e rigoroso.

 

Philip Metschan foi o homem incumbido para operar esta tarefa e dentro do possível fez um trabalho competente, a base com que tinha que trabalhar não é um logo particularmente forte mas tem um  peso descomunal no mundo da Internet. Mais uma vez houve  medo de fazer uma mudança radical pela parte da marca. O logótipo da Wikipédia é um globo construído a partir de peças de puzzle cada uma com o seu carácter de inúmeras línguas de todo o globo, transmitindo verdadeiramente uma imagem coerente com a realidade do portal: Conhecimento construído pelos utilizadores, agentes da globalização pela partilha de informação. As mudanças prendem-se com a eliminação do aspecto volumétrico das peças de puzzle, da adequação dos caracteres dentro de cada peça e pelo desaparecimento do subtítulo em itálico passando a ser "roman", isto é, de eixo alinhado verticalmente.

 

 

Philip Metschan construiu o globo em 3d dando-lhe um maior valor conceptual visto que em vez de uma simulação de volume este torna-se na verdade uma imagem de um volume que tem outras faces que não estão visíveis, podemos constatar isto nas imagens sobranceiras. O globo não tem só uma vista mas sim todas as vistas possíveis.

 

 

Aqui podemos ver uma maqueta real do globo e o encaixe das peças do puzzle. 

 

 

Nesta imagem vemos a tabela de caracteres que dá origem à esfera da Wikipédia . Houve um trabalho muito capaz no aprofundamento da ideia por trás do logo da Wikipédia, um símbolo de construção faseada do conhecimento acessível a todos e construído por todos, o designer soube apesar de tudo elaborar uma história em torno do logo e dar-lhe o volume que ele já tinha em teoria.

 

Agora a Wikipédia conta com um símbolo com um grande nível de bagagem conceptual, o trabalho que aparentemente é superficial de facto é muito mais profundo.

 

Ficam aqui algumas ligações que contêm mais info sobre este trabalho:

http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Wikipedia_logos

http://blog.wikimedia.org/2010/wikipedia-in-3d/

http://commons.wikimedia.org/wiki/Wikipedia/2.0

http://wikimediafoundation.org/wiki/Wikimedia_official_marks/Word_mark_creation

 

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *