Paz por Paris

jean julian

Este fim de semana o mundo esteve virado do avesso devido aos ataques terroristas na capital francesa, Paris. De imediato e como é apanágio da contemporaneidade as homenagens multiplicaram-se pelas redes sociais e um símbolo começou a espalhar-se pelo mundo, o símbolo que vemos em cima. O seu autor é o francês Jean Jullien (Instagram), um designer gráfico / ilustrador a viver em Londres, tem uma obra muito interessante e já gozava de alguma fama no seu contexto profissional. Não temos dúvidas que o mundo vai agora descobrir ou redescobrir com avidez tudo o que este talentoso artista faz.

cnd

O símbolo mostra de uma forma muito simples e espontânea a forma da torre Eiffel dentro de um círculo com um traço vertical “a mais”, este traço põe em evidência a parecença da silhueta da torre com o universal símbolo da paz dos anos 50. Deste símbolo interessa saber que foi desenhado por Gerald Holton e tem um história que quase ninguém conhece. Foi pensado para a campanha de desarmamento nuclear levada a cabo pela Inglaterra nos finais dos anos 50 e espalhou-se pelo mundo hippie como um sinal de paz que perdura até hoje. Podem investigar mais sobre ele AQUI.

Voltando ao “Paz por Paris”, o estilo do grafismo é o mesmo das outras ilustrações do Jean Jullien e a sua simplicidade e representatividade levaram a que o mundo o utilizasse como forma de mostrar o pesar e solidariedade para com a vítimas do atentado, suas famílias e amigos. Um traço a pincel que mostra apenas 3 ou 4 gestos mas adquire uma carga dinâmica e espontânea de urgência que o momento pedia.

face

Já se fizeram muitas variações do símbolo, colocaram-se cores, inverteram os tons, surgiram símbolos parecidos, adicionaram a bandeira de França, pintaram-no na cara, apareceu nos orgãos de comunicação social todos e continua a espalhar-se como bastião de liberdade.

Dois símbolos para dois momentos da história recente onde vemos o poder do design gráfico e a capacidade de representação que tem, há mais de 50 anos foram as questões dos receios do uso das armas nucleares, hoje é o medo do terrorismo que é trazido para a sociedade ocidental por pessoas com uma visão do mundo no mínimo muito diferente da nossa.

O Jean Julian esteve muito bem e conseguiu cativar o mundo com a sua visão do que aconteceu, esperemos que ele não tenha que desenhar mais símbolos com esta carga negativa e que continue com a sua divertida e colorida obra num mundo mais tolerante.

jj

 

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *