Os símbolos da Maçonaria

A Maçonaria está mais popular do que nunca devido às insistentes notícias que falam da invasão de maçons na política portuguesa e consequentemente da vantagem que é pertencer a uma destas "lojas" cujos valores parecem deturpados nos dias que correm.

A origem desta organização remonta à antiguidade e aos tempos medievais e tem origens ligadas à construção e supostamente assenta em princípios de secretismo que fazem pouco sentido hoje em dia, como alguém disse à pouco tempo" deixou de ser secreta para ser discreta" .

O lema da Maçonaria é o mesmo que está na fundação da república francesa, ou seja: Igualdade, Liberdade,Fraternidade. Esta entidade é baseada em princípios nobres e aparentemente bastante válidos a julgar pelo que nos diz a wikipédia.

O símbolo máximo desta sociedade discreta é uma composição rudimentar onde um esquadro e um compasso se cruzam e pode ter a letra G enquadrada pelos mesmos. O compasso e o esquadro são utensílios basilares da atividade da construção e o seu simbolismo de busca de perfeição é fácil de entender se conhecermos minimamente os ideais maçónicos que procuram a evolução e melhoramento do Homem não fazendo distinção de classes ou raças.

Da nossa parte temos apenas a dizer que em termos de qualidade de grafismo a maçonaria não parece ter evoluído durante os séculos da sua existência. Os seus símbolos caraterizam-se por uma enorme falta de sensibilidade geométrica e cromática nada coincidente com a mestria dos pedreiros/arquitetos que supostamente lhe deram o impulso genérico. Pelo que apuramos o G foi escolhido por ser geralmente a sétima letra dos alfabetos e portanto simboliza a perfeição, pela lógica mais valia utilizar o número 7.  A letra G tem vários significados sendo inicial de uma série de virtudes preconizadas pela filosofia maçónica.

Existe uma imagética muito "sui generis" neste contexto mas esta é cheia de artifícios e simbolismos que fazem lembrar a conceptualização atual do design gráfico. Será que não existe um Designer Gráfico que pertença à maçonaria capaz de dotar  a mesma de qualidade nos seus símbolos?

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *