Logótipo da Super Bock ou Lucky Strike?

super strike

A Super Bock pagou 10 milhões de Euros para fazer um rebranding, o resultado obtido pela Ivity é o famoso e icónico logótipo da Lucky Strike! A cervejeira portuguesa sempre teve o rótulo bastante aproximado ao estilo Lucky Strike mas agora a semelhança é incontornável e isto parece-nos despropositado.

lucky package rauymond loewe

Interessa-nos saber que o desenho da Lucky Strike é um dos casos de maior sucesso de uma marca baseada no seu design. Raymond Loewy foi o autor da mudança para a embalagem branca com o logo circular vermelho que se encontra quase inalterada até hoje e que impulsionou as vendas da marca de uma forma impressionante. A embalagem anterior era verde com um logo circular vermelho diferente do actual. Ao mudar a embalagem para branco Raymond Loewy quis torná-la mais atractiva para as mulheres.

new-lucky-strike

Actualmente existem rumores acerca da mudança do logo da Lucky Strike para se assemelhar ao design anterior à versão de Loewy mas não sabemos se é uma mudança restringida à Alemanha ou extensível ao mundo inteiro.

old-logos

Quanto à Super Bock, parece-nos que sempre houve muitas afinidades entre o seu design e o da tabaqueira, mesmo os seus primeiros rótulos desenhados vemos parecenças com o logo da Lucky Strike. todavia o logo actual é parecido demais com o design de Raymond Loewy e faz-nos pensar se esta mudança será um fruto da ignorância da Ivity ou se pelo contrário pretende ir buscar à imagem da Lucky Strike o símbolo de sucesso que esta representa.

Pensamos que uma marca sólida como a Super Bock deveria apostar na originalidade e evitar este tipo de polémicas. O percurso gráfico da cervejeira permite-nos chegar logicamente à imagem actual, ou seja a imagem actual parece ser um passo lógico na evolução da marca, no entanto é um erro ter um logo semelhante a uma das marcas mais reconhecidas do planeta. Talvez a Super Bock e a Ivity achem que a cultura visual da maior parte das pessoas não desvende esta semelhança. Há até um vídeo irónico acerca desta mudança que podemos ver em baixo.

Não sabemos qual vai ser o próximo passo da Super Bock em termos de design mas se tivermos em conta a Lucky Strike como indicador poderá passar por voltar aos designs retro do seu passado!

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *