Tudo o que precisa de saber sobre o significado das cores

cores

As cores estão presentes em todo o lado e desde sempre que encontramos na cor uma forma de expressão. A psicologia das cores é fundamental para o Marketing e é preciso entendermos o significado de cada cor de modo a podermos usa-las em benefício do nosso negócio. Conheça o significado das cores principais e saiba se são boas apostas para o seu logótipo!

Vermelho 

É a cor mais quente de todas e é, não raras vezes, associada à paixão e a sentimentos fortes. É uma cor que incentiva à ação e aumenta a confiança. O vermelho representa um espírito empreendedor e está associado a qualidades de liderança, ambição e determinação. Se quiser despertar um sentimento de paixão pela sua marca, esta é uma cor que pode e deve ser usada na sua identidade visual! Por norma, é uma cor usada em restaurantes para estimular o apetite e é muito usada em alturas de liquidação pois cria um sentimento de urgência.

red

Amarelo

É a cor mais brilhante e enérgica. É um cor quente, acolhedora e estimulante. O amarelo é utilizado quando queremos estimular o otimismo e as energias positivas. O amarelo é frequentemente associado a alimentos. É necessário ter cuidado com o uso da cor amarela pois quando é usada em excesso pode causar ansiedade, nervosismo, apreensão e pode motivar as pessoas tornarem-se excessivamente críticas. O amarelo é muito eficaz para atrair a atenção, e pode ser usado para destacar os elementos mais importantes de um projeto. É uma cor muito usada para chamar e prender a atenção dos visitantes nas montras das lojas e é uma cor indicada para utilizar em call to action.

amarelo

Azul 

A cor azul representa calma, confiança e segurança. Aumenta a criatividade e estimula o nosso lado espiritual. É uma cor que simboliza lealdade, sabedoria,confiança, inteligência e fé, valores que todas as marcas desejam transmitir. O azul é uma cor masculina e é muito bem aceite entre homens. Evite o uso de azul quando for promover produtos alimentares pois é um cor que suprime o apetite. Esta é uma cor usada com frequência em negócios corporativos.

collage-blue

Laranja 

É uma cor equilibrada e com muita energia, reflete calor, excitação e entusiasmo. É uma cor muito utilizada em restaurantes e bares pois estimula o convívio e também aumenta o apetite. Esta cor pode ser utilizada nos produtos que habitualmente compramos por impulso pois o laranja estimula o nosso lado mais irrefletido.

orange

Verde

É uma cor rejuvenescedora e representa estabilidade. É normalmente associada à saúde e a atividades que visam o repouso. Esta cor tem um efeito calmante e alivia o stress. Use verde para despertar um sentimento de segurança quando o seu projeto precisar. O verde está diretamente relacionado com a natureza e pode ser usado para promover produtos ecológicos e amigos do ambiente.

green

As cores provocam diferentes efeitos nos consumidores pelo que é preciso ter muita atenção na hora de escolher a cor predominante para um logótipo. Se combinar as cores certas conseguirá influenciar os consumidores a favor da sua marca!

 

 

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.


egoi

Artigos Relacionados

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *