A ZARA tem um novo logótipo

A polémica estalou!

O logótipo que a Zara apresentou estes dias está a causar bastante controvérsia entre designers e parece-nos muito óbvio porquê.

A marca que na evolução anterior tinha separado o espaço entre as suas 4 letras decidiu agora apertá-las!

O problema é que apertou demasiado e ficou muito desequilibrado.

A solução poderia ser válida se a relação entre as letras Z / A /R / A não fosse tão problemática. Quem trabalha em design gráfico sabe do que estamos a falar, duas letras com uma marcada linha diagonal como o Z e o A não são fáceis de encaixar nesta situação. Neste caso o espaço negativo entre estas duas letras é muito maior que entre as restantes, isso causa um desequilíbrio visual bastante notório. O espaço entre o primeiro A e o R também difere bastante do espaço que existe entre o R e o último A, ou seja, há um desequilíbrio generalizado.

Um esboço que alguém fez e que está muito mais equilibrado do que o logo “verdadeiro”.

Parece-nos uma má escolha este novo logótipo desenhado pela nova iorquina Baron & Baron que pelo que podemos ver no seu site usa o mesmo estilo de tipografia (Didot) em tudo o que faz!
Quando se pesquisa a obra de Fabien Baron, fundador e director criativo da agência, percebe-se de imediato que este logo é uma criação “de autor” e que a marca sacrificou a sua própria personalidade para ter a personalidade do autor.

Baron trabalhou como director criativo de várias revistas entre as quais a Interview e a Harper’s Bazaar e podemos ver como estes trabalhos influenciaram a sua linha gráfica.

Uma amostra do trabalho que Baron fez na Harper’s Bazaar

Um logótipo raramente conquista as pessoas à primeira vista e pode ser que este seja um caso que se “estranha e depois se entranha” mas quem como nós gosta de analisar preciosismos como o equilíbrio entre letras não nos parece que isso venha a acontecer.

O trabalho de Fabien Baron funciona bem no contexto editorial mas em logótipos parece-nos uma aposta falhada. Há uma clara falta de noção, o campo dos logótipos não é o mesmo que o campo editorial, há regras e objectivos diferentes.





Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.


site.pt

Artigos Relacionados



Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *