14 Junho, 2022
Começamos pelo logótipo da “famosa” empresa O Feliz que derrotou a gigante EDP em tribunal porque utilizavam um logótipo parecido com o deles. Podem ler mais sobre o assunto (e também sobre a continuação da história!) aqui. O negócio da empresa é metalomecânica e à primeira vista é difícil perceber a razão do sorriso no seu logo. Só quando se descobre que o apelido de família do fundador é Feliz é que se fica a entender o inusitado sorriso.
A Colgate é uma marca que já conseguimos situar perfeitamente no “ramo” dos sorrisos porque como toda a gente sabe vende produtos de limpeza de dentes e conta com uma expressão que “viralizou” e que é sinónimo de sorriso bonito, o “sorriso colgate”. O logótipo em cima é a imagem de uma campanha de um programa que ajuda as crianças a cuidarem dos dentes e não o logo principal da marca que conta apenas com a tipografia.
A Amazon tem um sorriso no seu logótipo que liga a letra “a” à letra “z”, ou seja, as encomendas vão de “a” para “z” e fazem os clientes sorrir de satisfação. Esta é a explicação que a marca dá e que nos parece bem conseguida.
Apple Finder, aqui temos um ícone bastante conhecido e que vai buscar inspiração cubista que mostra a frente e o perfil de uma cara ao mesmo tempo, jogando com o que os cubistas há 100 anos chamaram de 4 dimensão. Este software serve para gerir e encontrar coisas no ambiente Apple e é fácil perceber que o sorriso vem porque todos ficamos contentes por encontrar o que procuramos.
O logo da goodwill é muito interessante mas fez este ano 50 primaveras! O logótipo é um “g” que forma uma cara a sorrir dentro de um quadrado azul escuro com uma moldura negra. O logótipo é uma ideia muito boa mas que se nota bem que foi feito nos anos 60 (pelo Joseph Selame)! A nosso ver merecia uma boa revisão nesta efeméride mantendo a ideia mas modernizando o seu aspecto.
A marca Argos representa uma cadeia de lojas da Grã-Bretanha que vende de tudo, à imagem do El Corte Inglès. Neste caso podemos especular que o sorriso pretende transmitir simpatia, apelar ao consumo e a certeza de satisfação. Esta versão do logo aparece em 2010 com a r3brand que prepara a marca para o mundo digital apostando na bidimensionalidade e cores fortes à imagem da linguagem Metro da Microsoft.
A Danone é outra marca cujo sorriso conhecemos bem, uma etiqueta azul com texto branco e um sorriso vermelho de onde sai um misterioso brilho, uma espécie de nascer do sol. No contexto da Danone o sorriso com certeza está ligado ao prazer e satisfação que os produtos pretendem proporcionar.
A DeBorla é uma marca de lojas de artigos para o lar conhecida de todos embora não tenha muitas filiais. O seu logo é um sorriso formado por dois pontos e um “D”, o clássico smiley de riso que tantas vezes teclamos nas nossas conversas. O motivo do sorriso fica muito claro quando vemos que o slogan da marca é “o seu sorriso não tem preço”.
Este logótipo não aparece muitas vezes no nosso quotidiano mas é a terceira marca maior do mundo no que diz respeito a brinquedos. Basta dizer que é a Hasbro que edita o jogo Monopoly. O logo parece-nos um bocado formal demais para uma marca de brinquedos mas o sorriso é claramente ligado à diversão que as brincadeiras originam. O slogan é “make the world smile”.
A i-D é uma revista inglesa dedicada a uma faixa etária jovem/adulta e que abrange as temáticas da moda, arte e música com soluções inovadoras e irreverentes. Neste caso o logo confunde-se com a denominação da revista visto que o “i” minúsculo é assim para desenhar os olhos do boneco sorridente e o hífen é o nariz do mesmo. O sorriso surge da configuração das letras “iD” que se adequa perfeitamente ao espírito jovem e “bon vivant” da revista.
O caso da IHOP (International House of Pancakes), um restaurante de fast food americano é muito interessante porque o sorriso aparece a partir do antigo logo deles que parecia uma cara triste (pelo menos para quem sofre de pareidolia!). O trabalho dos designers do Studio Tilt foi transformar a cara triste numa cara contente com um design mais moderno e simples. Este ano resolverem mudar o “p” para “b” as panquecas transformaram-se assim em hambúrgueres (burgers).
Um logótipo que todos conhecemos e que muita gente não sabe que é uma cara sorridente é o LG, “Life’s Good”. O slogan mais uma vez explica o sorriso mas não deixa de ser uma escolha arrojada para uma marca tecnológica.
A Clarel é uma loja de produtos de lar, higiene, beleza, etc que está ligada ao Minipreço e cujo logótipo é uma gota com um sorriso. O sorriso vai de encontro à estratégica de imagem das lojas que contam com muitas imagens de pessoas a sorrir “satisfeitos da vida”.
O Pingo Doce é uma marca de uma cadeia de supermercados muito popular que desenha um sorriso no seu logo a partir do slogan ”sabe bem pagar tão pouco”. É um sorriso “tímido” visto que muita gente não percebe a intenção da curvatura do slogan.
A Smile Up como não poderia deixar de ser ter um sorriso no seu logótipo e como são uma marca de clínicas dentárias tem toda a lógica que o façam. Um dos maiores objectivos de quem visita um dentista é ter um sorriso bonito.
Uma das bandas favoritas aqui da malta, Radiohead, tem também um sorriso, um sorriso agressivo mas mesmo assim achamos que conta na mesma :). Este boneco surgiu com o album “Kid A” e há muitas versões justificativas, a que nos parece mais plausível é a que diz que surge a partir de um cartoon com personagens similares a este logo.
A OK teleseguros também tem um pequeno sorriso no “O” da marca, obviamente uma referência à desejada satisfação dos clientes.
Um dos logos mais interessantes deste conjunto é o TUI, esta marca relacionada com o mundo das viagens pegou nas três letras e fundiu-as para criar um sorriso. É um logótipo muito inteligente e que funciona muito bem como ícone. Mais uma vez com certeza que o que se pretende transmitir é a simpatia da empresa e simbolizar a satisfação dos clientes.
A Rádio Comercial é uma das mais ouvidas em Portugal e tem, tal como a Ok Teleseguros um sorriso dentro do “O”. É conhecida pela boa disposição e humor de qualidade, por isso não é de estranhar que se tenham lembrado de utilizar um sorriso para dar originalidade à marca.
A recém-criada Made by Portugal é outra marca que recorre a um subtil sorriso para sublinhar o seu título. É uma marca que pretende promover o consumo interno de marcas portuguesas.
Por fim temos um dos nossos logótipos onde um sorriso foi fulcral. Este trabalho foi feito para uma associação de solidariedade social situada em S.João da Pesqueira com o nome pesqueiramiga. Como o nome funde os dois “a”, a nossa ideia foi dar ênfase a esse pormenor para facilitar a legibilidade. Transformamos o “a” numa cara a sorrir com um brilho em seu torno, esse elemento central é a alma do logótipo.
PS: encontramos mais uns logótipos que nos parecem interessantes para figurar nesta colecção e que podem ver em baixo.
Começando pelo simpático logo da Fundação da Juventude que transforma o “j” num sorriso.
A Logi, marca da Logitech, tem uma solução bastante interessante que transforma a “cauda” do “g” num sorriso. Este logo é uma versão abreviada do logo da Logitech que tem a mesma solução com o sorriso no “g”.
A Lifetech tem uma cara completa visto que aproveitaram o “ete” para fazer os olhos e nariz que completam o sorriso. “Making you smile” é o slogan que acompanha a marca.
Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...
Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.