20 logótipos com sorrisos

Uma colecção gráfica de simpatia

artigo-smile-o-felizComeçamos pelo logótipo da “famosa” empresa O Feliz que derrotou a gigante EDP em tribunal porque utilizavam um logótipo parecido com o deles. Podem ler mais sobre o assunto (e também sobre a continuação da história!) aqui. O negócio da empresa é metalomecânica e à primeira vista é difícil perceber a razão do sorriso no seu logo. Só quando se descobre que o apelido de família do fundador é Feliz é que se fica a entender o inusitado sorriso.

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A Colgate é uma marca que já conseguimos situar perfeitamente no “ramo” dos sorrisos porque como toda a gente sabe vende produtos de limpeza de dentes e conta com uma expressão que “viralizou” e que é sinónimo de sorriso bonito, o “sorriso colgate”. O logótipo em cima é a imagem de uma campanha de um programa que ajuda as crianças a cuidarem dos dentes e não o logo principal da marca que conta apenas com a tipografia.

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A Amazon tem um sorriso no seu logótipo que liga a letra “a” à letra “z”, ou seja, as encomendas vão de “a” para “z” e fazem os clientes sorrir de satisfação. Esta é a explicação que a marca dá e que nos parece bem conseguida.

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Apple Finder, aqui temos um ícone bastante conhecido e que vai buscar inspiração cubista que mostra a frente e o perfil de uma cara ao mesmo tempo, jogando com o que os cubistas há 100 anos chamaram de 4 dimensão. Este software serve para gerir e encontrar coisas no ambiente Apple e é fácil perceber que o sorriso vem porque todos ficamos contentes por encontrar o que procuramos.

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O logo da goodwill é muito interessante mas fez este ano 50 primaveras! O logótipo é um “g” que forma uma cara a sorrir dentro de um quadrado azul escuro com uma moldura negra. O logótipo é uma ideia muito boa mas que se nota bem que foi feito nos anos 60 (pelo Joseph Selame)! A nosso ver merecia uma boa revisão nesta efeméride mantendo a ideia mas modernizando o seu aspecto.

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A marca Argos representa uma cadeia de lojas da Grã-Bretanha que vende de tudo, à imagem do El Corte Inglès. Neste caso podemos especular que o sorriso pretende transmitir simpatia, apelar ao consumo e a certeza de satisfação. Esta versão do logo aparece em 2010 com a r3brand que prepara a marca para o mundo digital apostando na bidimensionalidade e cores fortes à imagem da linguagem Metro da Microsoft.

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A Danone é outra marca cujo sorriso conhecemos bem, uma etiqueta azul com texto branco e um sorriso vermelho de onde sai um misterioso brilho, uma espécie de nascer do sol. No contexto da Danone o sorriso com certeza está ligado ao prazer e satisfação que os produtos pretendem proporcionar.

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A DeBorla é uma marca de lojas de artigos para o lar conhecida de todos embora não tenha muitas filiais. O seu logo é um sorriso formado por dois pontos e um “D”, o clássico smiley de riso que tantas vezes teclamos nas nossas conversas. O motivo do sorriso fica muito claro quando vemos que o slogan da marca é “o seu sorriso não tem preço”.

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Este logótipo não aparece muitas vezes no nosso quotidiano mas é a terceira marca maior do mundo no que diz respeito a brinquedos. Basta dizer que é a Hasbro que edita o jogo Monopoly. O logo parece-nos um bocado formal demais para uma marca de brinquedos mas o sorriso é claramente ligado à diversão que as brincadeiras originam. O slogan é “make the world smile”.

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A i-D é uma revista inglesa dedicada a uma faixa etária jovem/adulta e que abrange as temáticas da moda, arte e música com soluções inovadoras e irreverentes. Neste caso o logo confunde-se com a denominação da revista visto que o “i” minúsculo é assim para desenhar os olhos do boneco sorridente e o hífen é o nariz do mesmo. O sorriso surge da configuração das letras “iD” que se adequa perfeitamente ao espírito jovem e “bon vivant” da revista.

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O caso da IHOP (International House of Pancakes), um restaurante de fast food americano é muito interessante porque o sorriso aparece a partir do antigo logo deles que parecia uma cara triste (pelo menos para quem sofre de pareidolia!). O trabalho dos designers do Studio Tilt foi transformar a cara triste numa cara contente com um design mais moderno e simples. Este ano resolverem mudar o “p” para “b” as panquecas transformaram-se assim em hambúrgueres (burgers).

artigo-smile-sorrisos-lgUm logótipo que todos conhecemos e que muita gente não sabe que é uma cara sorridente é o LG, “Life’s Good”. O slogan mais uma vez explica o sorriso mas não deixa de ser uma escolha arrojada para uma marca tecnológica.

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A Clarel é uma loja de produtos de lar, higiene, beleza, etc que está ligada ao Minipreço e cujo logótipo é uma gota com um sorriso. O sorriso vai de encontro à estratégica de imagem das lojas que contam com muitas imagens de pessoas a sorrir “satisfeitos da vida”.

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O Pingo Doce é uma marca de uma cadeia de supermercados muito popular que desenha um sorriso no seu logo a partir do slogan ”sabe bem pagar tão pouco”. É um sorriso “tímido” visto que muita gente não percebe a intenção da curvatura do slogan.

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A Smile Up como não poderia deixar de ser ter um sorriso no seu logótipo e como são uma marca de clínicas dentárias tem toda a lógica que o façam. Um dos maiores objectivos de quem visita um dentista é ter um sorriso bonito.

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Uma das bandas favoritas aqui da malta, Radiohead, tem também um sorriso, um sorriso agressivo mas mesmo assim achamos que conta na mesma :). Este boneco surgiu com o album “Kid A” e há muitas versões justificativas, a que nos parece mais plausível é a que diz que surge a partir de um cartoon com personagens similares a este logo.

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OK teleseguros também tem um pequeno sorriso no “O” da marca, obviamente uma referência à desejada satisfação dos clientes.

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Um dos logos mais interessantes deste conjunto é o TUI, esta marca relacionada com o mundo das viagens pegou nas três letras e fundiu-as para criar um sorriso. É um logótipo muito inteligente e que funciona muito bem como ícone. Mais uma vez com certeza que o que se pretende transmitir é a simpatia da empresa e simbolizar a satisfação dos clientes.

 

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A Rádio Comercial é uma das mais ouvidas em Portugal e tem, tal como a Ok Teleseguros um sorriso dentro do “O”. É conhecida pela boa disposição e humor de qualidade, por isso não é de estranhar que se tenham lembrado de utilizar um sorriso para dar originalidade à marca.

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A recém-criada Made by Portugal é outra marca que recorre a um subtil sorriso para sublinhar o seu título. É uma marca que pretende promover o consumo interno de marcas portuguesas.

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Por fim temos um dos nossos logótipos onde um sorriso foi fulcral. Este trabalho foi feito para uma associação de solidariedade social situada em S.João da Pesqueira com o nome pesqueiramiga. Como o nome funde os dois “a”, a nossa ideia foi dar ênfase a esse pormenor para facilitar a legibilidade. Transformamos o “a” numa cara a sorrir com um brilho em seu torno, esse elemento central é a alma do logótipo.

PS: encontramos mais uns logótipos que nos parecem interessantes para figurar nesta colecção e que podem ver em baixo.

Começando pelo simpático logo da Fundação da Juventude que transforma o “j” num sorriso.

A Logi, marca da Logitech, tem uma solução bastante interessante que transforma a “cauda” do “g” num sorriso. Este logo é uma versão abreviada do logo da Logitech que tem a mesma solução com o sorriso no “g”.

A Lifetech tem uma cara completa visto que aproveitaram o “ete” para fazer os olhos e nariz que completam o sorriso. “Making you smile” é o slogan que acompanha a marca.

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Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



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