
14 Junho, 2022
Este artigo serve para argumentar que um designer gráfico deve evitar ter dois “pormenores de originalidade” no mesmo logótipo. Por “pormenor de originalidade” entendemos que é um elemento gráfico que dá personalidade e o distingue de outros logos.
O logótipo da Whirlpool que colocamos em cima retrata bem a situação que queremos demonstrar. É um logótipo que não usa a fórmula clássica de ícone + título mas sim um título com “pormenores de originalidade”. Neste caso temos um título com a palavra que denomina a marca que é complementado, normalmente, por um grafismo em sintonia com a palavra e que seja representativo para a marca. O problema da Whirlpool, até há pouco tempo, é que o seu logótipo tinha dois pormenores, o remoinho em cima do W e a oval que orbita as letras. Ironicamente o slogan da marca era Designed to simplify!
Whirlpool significa remoinho em inglês, um nome que deve ter sido originado por causa do movimento giratório das máquinas de lavar que foram o primeiro produto da marca. Os primeiros 3 logótipos da marca, que podemos ver na figura em cima não tinham nenhum dos elementos em questão. Em 1966 aparece o remoinho por cima do W, uma solução interessante e representativa. A oval é introduzida em 1992 e durante décadas os dois pormenores coexistiram. Em 2011 mantiveram-se os elementos mas a tipografia tornou-se mais simples, sem serifas. Este novo elemento fez com que o logo parecesse algo ligado à exploração espacial com uma galáxia e um astro em órbita!
Recentemente a marca decidiu manter a oval e eliminar o remoinho tornando o logótipo mais simples e interessante. Como podemos observar em cima, o novo logótipo deixando apenas a oval amarela em torno da palavra é muito mais equilibrado. Os dois elementos entravam em conflito e apenas serviam para tornar a comunicação da marca mais difícil e menos memorável.
Consideramos ser um pouco estranho terem-se decidido pela oval em vez do remoinho visto que representaria melhor a marca como já referimos em cima. Ainda assim mais vale ter uma solução menos representativa do que a solução anterior.
Concluindo, um logótipo deve ser original mas não deve ter vários detalhes em competição pela atenção do observador. A Whirlpool melhorou bastante com a última modificação ao seu logótipo e deixou de ser um mau exemplo de design gráfico.
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