Logótipo Universal dos Direitos Humanos

Recentemente no dia 23 de Setembro foi escolhido o logótipo dos direitos humanos, a ideia era chegar a um logótipo universal grátis para quem quiser o utilizar e sem quaisquer restrições de uso.

Foi um evento importante para promover a temática em questão, ou seja a promoção da justiça no mundo e a defesa dos direitos humanos. O concurso foi bastante democrático uma vez que era aberto a toda gente, designer ou não designer, e foi levado a cabo com votações pela internet no site do evento apesar de ter um júri interno muito distinto com vários prémios Nobel, políticos de renome mundial, activistas, designers etc. Entre os nomes deste júri estavam personalidades como Mikhail Gorbatchov, Muhammad Yunus e Aung San Suu Kyi, pessoas excepcionais e devotas desta causa.

Foram submetidos cerca de 15 mil logos originários de mais de 190 países e diríamos que 90% dos quais eram muito maus, com aspecto amador, utilizando imagens retiradas de outros logos, desenhos à mão etc.

Destes milhares de propostas foram escolhidos 10 finalistas (em baixo, com a excepção do vencedor) e foi levada a cabo uma votação online para escolher o melhor.

O vencedor foi o projecto do designer sérvio Predrag Stakić de 32 anos que recebeu 5000€. O logótipo que podemos ver no início do artigo representa uma mão aberta que partilha a forma com uma pomba a esvoaçar.

O projecto vencedor é um logótipo muito diverso do design institucional que costumamos ver nas entidades e órgãos desta natureza e contexto como por exemplo as Nações Unidas, Unicef, Unesco etc. O logo vencedor como já dissemos em cima é uma mão aberta colorida de azul que nos remete para a forma de uma pomba, símbolo universal da paz. Esta dicotomia entre mão e pomba foi muito recorrente nos milhares de participações inclusivamente noutro dos finalistas e já tinha sido testada há bastante tempo atrás particularmente por um arquitecto do século 20 de seu nome Charles Edouard Jeanerette mais conhecido por Le corbusier que além de ter desenhado várias vezes este híbrido mão/pomba  tem também uma escultura em Chandighard, Índia com o desenho materializado e que é conhecida como o monumento da Mão Aberta.

Falando do desenho do logótipo vencedor parece-nos que tem mestria, tem poder gráfico mas ao mesmo tempo parece-nos um pouco desfasado da realidade, depurado demais, industrial. Pensamos que ganharia se mantivesse o aspecto mais equilibrado entre mão e pomba, da maneira como está pode não indiciar facilmente a parte da pomba da paz. Apesar de ser um logótipo bem desenhado apresenta linhas agressivas, os dedos são pontiagudos e o tema da mão aberta/ pomba não nos parece ser o melhor neste caso uma vez que a nosso ver os Direitos humanos deveriam ser representados por símbolos mais aproximados com a identidade do humano, uma face ou o perfil de uma cara por exemplo. O logótipo escolhido parece-nos pouco adequado ao público-alvo, ou seja, toda a humanidade, este tem um aspecto demasiadamente empresarial e comercial pensamos que uma imagem mais parecida com a do logótipo do Conselho dos Direitos Humanos das Nações unidas seria mais confortável neste contexto.

Conclusão, embora este logótipo seja de grande qualidade pensamos que não se adequa integralmente ao próposito de representar de uma forma humanizada o motivo dos Direitos Humanos. Todavia acreditamos que a votação foi justa, o concurso acessível e é de louvar toda a mecânica  para a escolha do logo.

Esperemos que este novo símbolo universal ajude a combater as injustiças e faltas de respeito pelos direitos do Homem e que seja uma bandeira importante na obtenção da igualidade entre todos os membros da humanidade.

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

Um comentário em “Logótipo Universal dos Direitos Humanos

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *