Logótipo do Euro 2016 é “português”

euro_2016_logo_detail

O logo do Euro 2016 foi desenhado pela agência lisboeta, Brandia Central e está a ter bastante sucesso entre o público em geral e os críticos de design gráfico em particular. Já o logótipo do Euro 2012 tinha sido desenhado por esta empresa, na altura escrevemos sobre o assunto, podem ver AQUI. Um dos designers da Brandia Central que trabalhou no design do Euro 2016, Hélder Pombinho, também participou no projecto do logótipo do Euro 2004 nessa altura trabalhando para a Euro RSCG que agora se denomina por Havasworldwide.

O logo consiste num rígido círculo cinza com espontâneas manchas coloridas onde podemos ver representada a taça da competição no centro. Este elemento central está colorido “à moda” da bandeira francesa país que organiza o evento. Dentro do círculo podemos ver uma série de grafismos abstractos com riscas, traços e estrelas/ asteriscos que fazem lembrar um pouco as pinturas do catalão Joan Miró e do russo Wasily Kandinsky.  POR IMAGEM

euro-2016-pinturas
Miró à esquerda, Kandinsky à direita.

 

A intenção foi precisamente retratar a vitalidade artística de França que foi o epicentro da arte ocidental durante o século 19 até à primeira metade do século 20. Tal como normalmente acontece os designers procuraram os pontos fortes do país anfitrião e desta vez em vez dos clichés das baguetes e boinas conseguiram (e bem) explorar o tema da arte moderna que se materializou em França antes das guerras mundiais.

Os responsáveis pelo design referiram que o brief pedia que a taça fosse o elemento principal do logo e como tal esse foi o ponto de partida. Esta condição é uma mudança substancial na evolução dos logótipos do Euro visto que desde o Euro 1996 na Inglaterra a bola era sempre o tema focado (ver em baixo).

1960-2016-euro

O tipo de letra utilizado é o mesmo do evento anterior tal como todo o arranjo tipográfico onde podemos ver o elemento “UEFA” num arco em cima e o país em baixo do título.

Na nossa opinião, é um logótipo bem conseguido e que representa bem o espírito do europeu de futebol com a vivacidade que este evento comporta. Além do logótipo a equipa fez um excelente trabalho a nível de todo o grafismo do qual podemos ver alguns exemplos em baixo.

euro-grafismos

Resta-nos desejar boa sorte à nossa selecção e gritar um PORTUGAL ALLEZ!

 

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.


egoi

Artigos Relacionados

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *