Logótipos: Fundação Champalimaud
Hoje além de ser o centenário da implantação da República é também o dia em que A Fundação Champalimaud assinala o final das obras de construção do “Champalimaud Centre for the Unknown” uma grande estrutura em Lisboa que se dedica à investigação científica. Este centro é um edifício de autor com uma implantação massiva na margem do rio Tejo, representa uma fundação ávida pela descoberta e pela perseguição de curas para diversas doenças, foi com um grande desalento que vi o logótipo da fundação depois de uma pequena pesquisa na internet.
Um logótipo muito simples, que usa cores primárias como o azul e o vermelho e de igual forma uma geometria primária, o logótipo é o monograma CF Champalimaud Foundation e falta-lhe de todo a alma que seria necessária para representar a instituição. O logo é extremamente simples o que por si só não é um problema ou uma falha, esta falha ocorre porque nos logótipos simples é muito difícil compor da melhor forma. Este exemplo parece-nos um caso de falta de investimento na imagem gráfica, o logótipo parece ter aquela aura de supermercado nos anos 90! O azul e o vermelho são combinados de uma forma tão crua e o seu contraste é chocante demais, depois o f a negro a completar uma composição cria um novo contraste extremamente forte, não há harmonia e equilíbrio O c sobrepõe-se ao f num pormenor muito mal conseguido que cria um ruído gráfico flagrante. Achamos que esta instituição merecia um logo mais representativo, que buscasse a inovação, a tecnologia, a filantropia e a monumentalidade que lhe estão inerentes.
Não sabemos quem é o autor do trabalho mas pedia-se muita mais criatividade, liberdade e poética à semelhança com o que vemos no edifício que falamos no início deste texto.
Concluindo, a fundação pelo que representa e pela herança e legado que é de um grande homem da economia portuguesa, António de Sommer Champalimaud deveria ter uma identidade gráfica que nos transmitisse um mundo muito mais rico do que aquilo que actualmente nos transmite que é basicamente falta de investimento no design gráfico.
Em resumo: péssimo.
O logo é da autoria do Studio Dumbar, Holanda.
http://www.studiodumbar.com/main.php
Partilho da mesma opinião. O logo é péssimo ao contrário de outros trabalhos deste estúdio.
Parabéns pelo blog.
Discordo em absoluto das opiniões formuladas. Ao contrário dos outros comentadores, considero este logótipo magnífico porquanto, para além das letras f e c, há nele imagens muito representativas da missão desta instituição. Há um doente, cuja cabeça é representada num círculo dentro de outro círculo – a almofada, e cujos braços são a parte superior do f. A mão direita do doente recebe o conforto de alguém, sugerindo-se a humanidade e o carinho no tratamento ao doente. Distanciando- nos desta imagem, podemos encontrar outra: a cabeça é ainda uma cabeça, mas onde antes víamos uma almofada vemos agora alguém que trabalha sentado a uma secretária – o f -, com a mão direita ligeiramente apoiada nessa secretária. Trata-se agora da imagem do médico/investigador. Por isso pergunto: onde está a pobreza deste logótipo, um dos melhores que já vi?
Tem direito à sua opinião tanto quanto nós e os outros comentadores. As coisas que refere são retiradas da sua imaginação ou tem informações concretas acerca das ideias por detrás do conceito do logótipo?
São a minha leitura do logótipo – a leitura de uma leiga na matéria, mas atenta àquilo que vê.
A sua visão revela bastante criatividade mas um logótipo precisa comunicar claramente as intenções e simbologias a que se propôe. Se a ideia de quem criou o logótipo não conta com a sua leitura então não podemos dizer que ela está na génese do design. Mantemos o que dizemos no nosso texto. Obrigado pelo seu interessante comentário.