Novo logótipo da TVI

A Televisão Independente renovou a sua imagem gráfica.

tvi

A tvi fez 24 anos ontem surpreendendo os seus telespectadores com um novo logótipo, um novo grafismo e um novo estúdio do Jornal das 8. Para marcar esta data teve também uma visita do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa , antigo comentador da estação que conheceu em primeira mão a nova imagem gráfica.

A nova estratégia gráfica estende-se pelo canal principal , tvi, mas também pelos seus subsidiários, tvi 24, tvi ficção, tvi reality, tvi áfrica e tvi internacional.

tvi-artigo

Os novos logos parecem ter ido buscar a sua lógica gráfica ao logo da tvi24 apresentado em Março de 2016 e contam com uma linha diagonal que divide o texto em dois sendo que a parte inferior é colorida.

tvi24No caso da tvi e da tvi internacional aparecem-nos as 3 típicas cores da marca, o azul , o vermelho e o amarelo. Nas restantes marcas apenas é usada uma cor como podemos ver na imagem de conjunto acima.

Nestes dois casos mencionados em cima existe também um efeito de luminosidade que os restantes canais não têm. Este efeito interrompe a unidade da composição e na nossa perspectiva não contribui para a qualidade do logo. O logo seria mais coerente se não utilizasse este efeito que contrasta bastante com a parte cinza que é plana enquanto que o brilho em baixo faz com que estes elementos pareçam que têm volume. Existem portanto duas linguagens antagónicas em conflito que enfraquecem o impacto do logótipo.

Os novos logos já foram classificados de “cleans” e “elegantes”, dois adjectivos que dificilmente atribuímos à estação de televisão em causa que mais depressa seria adjectivada de “berrante e popular”. Desta forma talvez este novo grafismo esteja depurado demais tendo em conta o público-alvo da tvi que poderíamos caracterizar como fã de entretenimento “fácil” como reality shows, telenovelas e programas “da manhã” e “da tarde”. Podemos ver o historial do logótipo da tvi em baixo que sempre teve bastantes cores contrastantes e mais recentemente efeitos 3D e brilhos, grafismos mais em sintonia com o tipo de conteúdos que transmite .

tvi-artigo-antigos

O texto mantém-se em minúsculas e aparentemente no mesmo tipo de letra embora agora as letras tvi estejam ligadas ao contrário do logo anterior cujas letras estavam separadas. Este pormenor mais uma vez confirma que esta nova imagem geral advém do logo criado para a tvi24 no ano passado visto que já contava com esta solução.

Não temos muita informação sobre o processo de criação desta renovação gráfica nem dos seus autores visto que ainda não há muitos dados pela internet.

Concluindo, aos 24 anos a tvi apresenta-se mais moderna e mais “contida”, o que talvez indicie uma nova estratégia de conteúdos do canal. Temos que esperar para ver.

 

PS:

Este vídeo é bastante curioso visto que tem uma espécie de previsão deste novo grafismo com o recurso da diagonal e que pelo que entendemos foi criada também a partir do logo da tvi24 no ano passado.

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *