Novo logótipo da Juventus

juventus-antes-depois

O novo logótipo da Juventus apareceu há algumas semanas e causou algum burburinho porque se afasta do típico “livro de regras” do design de logótipos dos clubes de futebol italianos. È um trabalho bastante delicado visto que os clubes de futebol têm por trás grandes massas de fãs que são maior parte das vezes avessos à mudança.

juventus-claque

O novo logótipo é um jogo gráfico bastante inteligente que representa um “J” enquanto se conecta subtilmente com a simbologia tradicional do clube formando a silhueta de um escudo. Embora algumas fontes digam que o novo logo não tem as listas típicas da Juventus é visualmente evidente que este “J” é feito por essas mesmas listas! Se à primeira não as conseguimos ver talvez o vídeo em baixo ajude a descobri-las!

” O novo símbolo tem as cores do clube (preto e branco) com um “J” em destaque, e o nome ‘Juventus’ por cima da letra. No entanto, o novo logótipo não tem as listras tradicionais, que se encontravam no símbolo e nas camisolas do clube de Turim, desde 2014.” in desporto.sapo

Dentro do conjunto dos logos/símbolos da divisão principal da liga italiana o antigo logo da Juventus era já um dos mais refinados embora lembrasse bastante o do AC Siena (que suspeitamos ser inspirado no da Juventus!) era claramente de melhor qualidade.

calcio

Esta modificação transporta definitivamente o logo para o século 21 e torna-o no logo mais arrojado do conjunto. Podemos referir que o do Napoli é também bastante díspar com os restantes mas tem um design bastante simplório e amador.

Esta mudança parece-nos bastante positiva e pensamos que pode criar um movimento de modernização da simbologia ligada aos clubes de futebol da Europa. O design esteve ao cargo da Interbrand de Milão que preparou um video a explicar as suas escolhas. A simplicidade, o preto e branco, o “J”, as listas, etc.

A tipografia que “coroa” o J foi concebida de raiz para este design e chama-se, muito a propósito, Juventus Fans. É uma tipografia alta e com uma geometria rigorosa que tem várias espessuras e duas variações como podem ver na imagem em baixo:

type-juventus

Concluindo, este é um caso bastante interessante de branding e de design de logótipo que inclui uma bom trabalho de design de merchandising.

juventus-para





Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.


site.pt

Artigos Relacionados



Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *