O símbolo do movimento Extinction Rebellion, um logótipo com futuro?

O “símbolo da paz” do século 21.

Com os resultados das eleições europeias fica fácil perceber que a preocupação com o ambiente é o tema da actualidade. Como tal queremos falar sobre o logo/símbolo do movimento Extinction Rebellion.

É um símbolo muito simples e representativo, fácil de reproduzir e muito bem pensado. O círculo representa o planeta terra e o X fechado representa uma ampulheta que por sua vez refere-se ao tempo que está a esvair-se em relação ao salvamento do planeta e dos seus ecossistemas. Normalmente o logo aparece ligado à cor verde, uma escolha normal visto que as preocupações que representa estarem ligadas ao ambiente.

Este logo tem sido referido como uma espécie de símbolo da paz dos anos 70 actual. (Podem ler alguma informação sobre esse símbolo aqui: https://www.logotipo.pt/blog/paz-por-paris/ )

O símbolo foi desenvolvido por um artista londrino que se denomina por ESP e remonta a 2011. Inicialmente ele pensou o símbolo para representar o tento que se esgota para a humanidade no planeta Terra mas não estava, ainda, ligado a nenhuma organização. O artista diz que enquanto estava a esboçar e depois de muitas outras hipóteses soube imediatamente que tinha encontrado o símbolo perfeito mal o desenhou. O ESP enviou o símbolo para várias entidades ecológicas que responderam a dizer que usariam o símbolo se este se tornasse famoso. ESP pôs mãos à obra e começou a espalhá-lo pelas ruas de Londres de modo a torná-lo reconhecível pelo maior número de pessoas possível. Uma opinião auspiciosa de que o símbolo comunicaria bem foi dada por uma transeunte que a conversar com a pessoa com quem estava disse que o logo claramente representa que o tempo está a esgotar-se.

Em 2018 o movimento Extinction Rebellion contactou o artista para perguntar se poderia utilizar o logo para representar o movimento e ESP obviamente concordou visto que era um encaixe perfeito entre ideologias.

O criador do símbolo opõe-se ao seu uso em merchandising porque considera que é apenas mais uma forma de poluição. Apesar disto e como seria de esperar já existe bastante material com o logo à venda na internet.

A falha deste design aparece quando é adicionado o título por extenso dentro de um rectângulo cortado. Parece-nos que o título deveria ter menos presença e deixar o ícone ser o protagonista inequívoco da composição.

Concluindo, a nosso ver é um logótipo muito bem pensado, muito bem desenhado e muito bem aplicado. Parece-nos que realmente poderá vir a ter a universalidade do símbolo da paz principalmente num mundo cada vez mais preocupado com o tempo a esgotar-se. Se queremos reverter todo o mal que temos feito ao planeta o momento de agir é agora.

Só o futuro nos poderá dizer se assim foi.

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *