Novidade logótipos: Google

Actualização: Novo Logotipo do Google

“Descubra as diferenças”,  a Google mudou! Recentemente repararam seguramente nas vossas buscas diárias que a página de busca mais utilizada globalmente mudou de layout e com essa mudança houve um tímido restyle no logo. A nova versão do logótipo difere da anterior por ter um efeito de “drop shadow” (sombra)  mais aproximado das letras e por haver uma simulação de volume menor nas mesmas. Outra modificação superficial é a tonalidade mais laranja do segundo “o”. Como a mudança é irrisória e não há muito a dizer vamos falar um pouco da história dos logótipos que representaram a Google ao longo do tempo.

O primeiro logo da Google foi desenhado em 1997 por Sergey Brin que com Larry Page foi  um dos criadores do motor de busca, usando o programa Gimp este desenhou o colorido princípio da marca que seria conhecida em todo mundo.

Esta primeira versão contava já com os artifícios que simulam volume nas letras e o aparente pairar do título sobre a superfície de fundo, a marca começou por ter um ponto de exclamação a fazer lembrar a Yahoo que posteriormente foi abandonado quando a Google começou a ter poder no mundo da internet e renovou o seu logo com a designer brasileira Ruth Kedar usando a tipografia Catull e mantendo o aspecto geral do grafismo.

O logótipo começou por ser um trabalho amador, trabalho este que devido à ascensão da marca ficou intimamente conotado com o mundo cibernético e pensamos que seja por isso que as novas versões do logo se mantenham com uma aspecto um pouco amador. Notamos nitidamente nas novas versões do logótipo que há um receio em modificar verdadeiramente a identidade da marca mantendo sempre a mesma paleta exagerada de cor e estilo de letra serifada. É verdade que a Google não precisa de melhor para se afirmar perante o público mas com a força que tem no panorama mundial poderia apostar num corte mais decisivo e original sublinhando a sua quase hegemonia no contexto no qual trabalha.

Curiosamente o logótipo da Google assume inúmeras formas marcando acontecimentos e datas especiais por todo mundo nos chamados Google Doodles como podemos ver no exemplo em baixo, estas versões são normalmente desenvolvidas por Dennis Hwang:

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

Um comentário em “Novidade logótipos: Google

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *