7 Histórias incríveis sobre logótipos famosos

Estamos habituados a ver logótipos em toda a parte e muitas vezes questiona-mo-nos sobre o porquê de determinada marca ter optado por adotar a sua identidade visual.

Neste artigo damos-lhe a conhecer 7 histórias interessantes sobre os logótipos de 7 marcas conhecidas!

Chupa Chups 

A marca de chupas foi criada no ano de 1958 e é considerada sinónimo de guloseimas um pouco por todo o Mundo. O logótipo desta marca não passa despercebido e foi criado em 69 e mantém-se praticamente inalterável desde então. Salvador Dali foi o seu criador e isso explica a sua ótima qualidade! Salvador Dali era um grande amigo do dono da Chupa Chups e criou o logótipo em menos de uma hora, durante um almoço.

Logótipo Chupa Chups, designer: Salvador Dalí

chupa-chups

Starbucks 

A Starbucks é norte-americana e atualmente conta com cerca de 21 000 lojas espalhadas por 63 países em todo o Mundo. O nome escolhido teve como inspiração Starbuck, personagem do livro Moby Dick. Atualmente o logo tem uma sereia que tem duas caudas, mas não era assim no início. O logótipo inicial inspirou-se no século XVI – numa xilogravura da época – e a sereia aparecia com os seios à mostra. Esta imagem feriu suscetibilidades e o logo foi evoluindo ao longo dos anos, de modo a tapar todas as partes da sereia.

starb

Apple

É uma das marcas mais conhecidas do Mundo e muito se especula sobre a sua origem. Crê-se que a versão mais próxima da realidade tem que ver com o facto da maçã mordida ser uma homenagem ao matemático Alan Turing. Este cientista suicidou-se ao trincar uma maçã envenenada com cianeto, após ser vítima de preconceito por ser, supostamente, homossexual.  Alan Turing foi o pai da ciência da computação. Há quem diga que o nome Apple apenas diz respeito à dieta alimentar escolhida por Steve Jobs, que era um grande apreciador de frutas. Nesta versão, a maçã aparece mordida apenas para que bão se faça confusão com uma cereja.

Entrevista ao designer do logo da Apple, Rob Janoff

apple

 

Walt Disney 

A assinatura Walt Disney dos dias de hoje em nada se parece à assinatura do criador de do famoso rato Mickey. Na verdade, o símbolo não é baseado na assinatura do criador da marca mas sim numa versão de um funcionário da empresa. O sucesso da empresa era tanto que Walt não tinha tempo para assinar nada. Eledelegou essa tarefa para secretárias, designers e outros funcionários.

walt-disney

Domino’s Pizza 

Esta rede americana iniciou a sua atividade em 1960, quando os seus fundadores adquiriram uma pequena pizzaria. O pequeno restaurante teve sucesso e passados alguns anos conseguiram abrir mais duas filiais. O logótipo da empresa inicialmente tinha três pontos que representavam as três lojas existentes em 1965. A intenção original dos fundadores era adicionar um ponto no logótipo da empresa por cada nova loja aberta. A marca teve tanto sucesso que esta ideia teve que ser colocada de lado pois não haveria espaço para tantos pontos! Hoje, o logótipo tem três pontos para representar as três lojas originais. O negócio cresceu muito e atualmente é a segunda maior rede nos Estados Unidos (depois da Pizza Hut) e é a maior no Mundo no segmento de pizzas, com mais de 10 mil lojas corporativas e franqueadas.

dominos-pizza

McDonald’s

Podemos assegurar com 99.99% de certezas que não existe ninguém que não conhece o McDonald’s. O grande “M” dourado presente no logótipo é uma imagem inconfundível. Apesar de toda a gente achar que o “M” deriva do nome da marca, isso está errado. O grande “M” é uma alusão aos arcos dourados que estavam presentes nos primeiros edifícios da marca, para se destacarem dos outros restaurantes das redondezas. Estes arcos serviam também de abrigo para os clientes que estavam na rua à espera de serem atendidos. Em 1960 estabeleceu-se que esta seria a imagem de marca da McDonald’s.

Logótipo McDonald’s muda para verde

mcdonalds

Windows 

A janela do logótipo da Windows é inconfundível mas sofreu algumas mudanças ao longo dos anos. A versão atual do logótipo apresenta um estilo mais minimalista e adequado aos computadores modernos, e agora é mais parecido com uma janela do que antes, que se assemelhava a uma bandeira.

Novos logótipos, Windows

windows

O que pensa destas histórias? Já conhecia alguma? Se conhecer outra história interessante por trás da criação dos logótipos mais famosos, partilhe-a connosco!

 

Blog Logótipo.pt

Pretendemos fazer uma analise descontraída ainda que convicta dos nossos trabalhos e também dos trabalhos de outros designers...

Tentamos sempre ver os pontos positivos de cada caso e de igual forma os pontos negativos e expô-los perante o leitor que pode comentar os nossos textos e participar com a sua opinião acerca do que criticamos e do que criamos.



site.pt Registo de Marca

Artigos Relacionados



Subscrever Newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, está a aceitar a política de privacidade deste website.

Comente ou deixe a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *